27 jul 2017

Como diminuímos os conflitos das manhãs aqui em casa

Imagem: Pixabay

Ainda estou de licença maternidade, mas já começo a pensar como será para que fiquemos prontos os 4 de manhã sem que haja um caos aqui em casa.  Como faremos para conseguir sair felizes e em harmonia sem conflitos e atrasos, para a escola, creche e trabalho.

Até o meio do ano passado, aqui em casa havia uma “guerra”para conseguir sairmos de casa pela manhã, sem atrasos.  Até que eu parei para observar nossa rotina matinal.

Nós costumávamos deixar a Giovanna vendo tv enquanto nos arrumávamos, para depois arrumá-la. Isso sempre gerava conflitos porque ela não queria interromper seu programa para trocar roupa ou escovar os dentes.

A solução

Passei então a arrumá-la e deixá-la pronta antes mesmo do meu café.  Assim, com ela prontinha, poderia deixá-la vendo seu desenho na tv sem interrompê-la, eliminando o estresse de ter que dar ordens, de ter que me fazer ouvir.

Importante também, foi passar a trocar o canal e colocar num telejornal assim que o desenho acaba quando está perto da hora de sair de casa (se saímos as 7:10, deixo acabar o desenho as 7:00 e mudo antes que comece o seguinte),  pois dessa forma eliminei os pedidos de “espera só acabar esse”, “tá acabando mamãe” e outros do gênero.

Algo que sempre faço também é informá-la de que ela verá só um ou só dois desenhos.  É muito importante que a criança saiba o que virá a seguir na vida dela para que não seja surpreendida.  Se você não costuma fazer isso, tente aí também, você verá que as coisas ficarão mais fáceis quando há esse combinado.

Foi fundamental pra mim observar a movimentação matinal e as objeções que ela me apresentava para me desobedecer pela manhã. Só assim pude perceber como solucionar o conflito e diminuir os desafios do inicio do dia.

Até porque, de que adianta eu ficar martelando na cabeça de uma criança de 4 anos que “vamos nos atrasar” ou que “assim você vai chegar atrasada”? Ela simplesmente desconhece o que vem a ser isso e as suas consequências práticas. Ou seja, ser pontual é uma necessidade minha e não dela (ainda).

Esse espírito observador venho aprendendo com a Clarissa, no Zum Zum de Mães.  Já falei do Zum zum aqui no blog e eu recomendo fortemente a vocês. As inscrições estão encerradas, mas você pode se cadastrar clicando aqui.  Assim você vai receber informações sobre a nova turma em primeira mão e ter acesso para assistir ao conteúdo incrível que a Clarissa disponibiliza no Workshop gratuito.

E você? Como faz para suas manhãs fluírem melhor por aí?  Conta pra gente aqui nos comentários.

escrito por Mãe Coruja
0 Comentários / Compartilhe:
Tags: , ,
Deixe um comentário