14 jan 2016

7 dicas para organizar um quarto Montessoriano

Fonte: http://bricolaje.facilisimo.com/5-camas-infantiles-originales_1070349.html

Fonte: http://bricolaje.facilisimo.com/5-camas-infantiles-originales_1070349.html

Quando estamos organizando o quarto de nossos filhos, queremos sempre o melhor. Hoje vou apresentar o quarto Montessoriano, no que ele se baseia, assim pode optar caso ache interessante.

  1. O Conceito: Maria Montessori foi a primeira mulher da Itália diplomada em medicina, ela também era educadora. Montessoriano é método de ensinar as crianças. Ele é baseada em criar um ambiente adequado para o desenvolvimento, tornando as crianças independentes de forma criativa e saudável.
  1. O Objetivo: dar autonomia para que a criança tenha liberdade de espaço e segurança.
  1. A Polêmica: existem polêmicas quanto a fato de não ter berço e o quarto ser decorado para as crianças e não para os pais. Não querendo entrar na polêmica, é possível conhecer essa metodologia e aplicar apenas algumas coisas se optar assim. Que tal montar um espaço de brincar Montessoriano? Pense e veja o que acha.
  1. A Decoraçāo: o quarto deve ser um espaço a ser explorado, aconchegante e acessível. Tudo deve ficar na altura das mãos e serem do tamanho da criança. Existem alguns itens que fazem parte e podem ajudar, veja:
  1. espelho
  2. colchão no chão ou cama baixa
  3. almofadas e pufes
  4. tapetes ou eva
  5. mobiles
  6. miniaturas
  7. quadros coloridos

A decoração é bem minimalista e serve para que a criança inicie o processo de exploração em sua próprio espaço.

  1. A Organização: com o conceito, a criança cria autonomia em seu quarto, e institivamente acaba criando o hábito de organizar desde muito cedo, pois os objetos ficam sempre a altura de suas mãos.
  1. O Rodízio: nessa metodologia os brinquedos são poucos para a criança, e vão sendo trocados em um sistema de rodízio para que a criança tenha tempo de explorar cada objeto e desenvolva a concentração.
  1. As brincadeiras e brinquedos: além do quarto, o método Montessoriano também é usada em brincadeiras para estimular autonomia e criatividade. O uso de brinquedos com texturas, cores, sons, sabores e significados ajudam na aprendizagem e desenvolvimento dos pequenos. Eles estimulam as atividades motoras e sensoriais, com brinquedos de encaixe, músicas, texturas e tamanhos diferentes.

 

Fonte: https://acontinuouscharity.org/news-recipients/recipients/2014-recipients.html

Fonte: https://acontinuouscharity.org/news-recipients/recipients/2014-recipients.html

Espero que tenham gostado de aprender um pouco mais sobre o conceito e caso haja interessante pode organizar o quarto do seu filho.

Assitaura post Kalinka

 

escrito por Kalinka Carvalho
0 Comentários / Compartilhe:
Tags: , ,
Deixe um comentário