10 set 2015

6 passos para montar um menu semanal e organizar sua alimentação

menu semanal

Uma das coisas mais importante em nossa vida é a nossa alimentação. Muitas vezes nos esquecemos de nos alimentar ou fazemos isso de maneira errada. O fato é que, para termos energia e disposição precisamos comer de maneira saudável. Siga o passo-a-passo para organizar sua vida e ter uma alimentação mais adequada:

1) Faça uma lista dos produtos consumidos por você e sua família. Fique atento as preferências de cada membro. Opte por alimentos mais saudáveis como frutas, legumes, verduras, etc. Escolha também lanches rápidos e naturais como barras de cereais, iogurte, etc. Lembre-se de comer alimentos variados e ricos em vitaminas e proteínas. Consulte um nutricionista ou endocrinologista.
2) Monte uma lista de compras básica com tudo o que é consumido por todos na casa. Divida a lista em: matinais, hortfruti, congelados, enlatados , bebidas, mercearia, limpeza e higiene pessoal. No meu blog você pode baixar um modelo de lista de compras.
3) Antes de ir ao supermercado organize a geladeira. Verifique se há produtos vencidos, faça uma limpeza e jogue fora o que estiver estragado ou vencido. Lembre-se que cada parte na geladeira tem seu espaço especifico para guardar o alimento dependendo da sua refrigeração. Lembre-se que deve conseguir enxergar tudo que há dentro dela. Para saber mais leia meu post como organizar a geladeira.
4) Outro lugar que deve ser verificado antes de ir ao supermercado é a despensa. Ela varia de tamanho dependendo do número de pessoas que vivem na casa. Geralmente ela tem prateleiras e gavetas para facilitar o armazenamento. Verifique que itens você já possui e o que precisa ser comprado. Para saber como organizar a despensa, veja o post no meu blog.
5) Chegou a hora de montar o seu menu semanal, você já sabe o que possui na geladeira, o que tem da despensa e o que a família gosta. Defina as misturas para cada dia, por exemplo: massa, carne, frango, peixe, ovos, etc. Determine um prato por dia, exemplo arroz com frango grelhado e legumes. Lembre-se que a rotina de cada família vai fazer a diferença. Se família costuma comer em casa, se alguém leva marmita, se há restrições alimentares, de sobrou comida, tudo fará diferença, o importante é evitar o desperdiço. Veja no meu blog o modelo de menu semanal.
6) Hora de ir as compras! Já sabe o que tem em casa e já montou a sua lista. Compre apenas o que precisa conforme montou em seu menu semanal. Evite fazer gastos desnecessários, compre somente o que precisa para aquele semana, verá como essa simples ação fará diferença no seu bolso e na sua alimentação. E até para ir ao mercado é necessário organização.

E para você que costuma levar marmita, escrevi um post com 6 dicas simples para organizar a sua marmita.

Espero que tenham gostado das dicas. Boas compras e bom apetite!

Assitaura post Kalinka

escrito por Kalinka Carvalho
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