12 out 2015

6 dicas para tornar a organização de brinquedos uma brincadeira:

crianca arrumando brinquedosNão podemos negar que brincar é a melhor coisa do mundo, então não podemos privar nossos filhos disso, mas que bate um desespero quando vemos todos aqueles brinquedos espalhados pela casa inteira, isso dá. Hoje vou dar algumas dicas para auxiliar na organização dos brinquedos:

1) CIDADANIA: Comece desde de cedo a ensinar as crianças a se desapegarem dos brinquedos conforme não forem mais brincando ou os brinquedos estiverem velhos. Estimular o desapego desde cedo é importante para que seu filho não se torne um acumulador ou bagunceiro quando crescer. Ensine que os brinquedos podem ser doados as outras crianças que não tem condição de comprar. Regrinha de ouro: Sempre que ganhar um brinquedo novo deve dar um antigo.
2) RESPONSABILIDADE: É importante ensiná-los a cuidarem dos próprios brinquedos, não deixando-os espalhados ou quebrando-os. Explique a eles que se ele quebrar o brinquedo, não terá outro novo e ficará sem. Diga que ele deve cuidar e guardar para poder ter o brinquedo por mais tempo. Tenha sempre um cesto para que eles mesmo possam recolher os brinquedos espalhados da casa.
3) INDEPENDÊNCIA: Estimule o senso de independência do seu filho, deixe os brinquedos guardados a uma altura em que ele possa pegar, brincar e depois devolver no lugar. Você verá como ele se sentirá importante com essa simples ação. Use caixas para guardar os brinquedos, prefira as transparente para que eles possam ver o que têm dentro, ou use cores para categorizar os tipos de brinquedos ou ainda coloque desenhos nas caixas para ajudar na identificação do que guardar aonde.
4) FAMÍLIA: Reserve um tempo para virar criança também e brincar com seu filho, além de estimular o aprendizado e um excelente momento em família para vocês se curtirem. Brinquedos que elas nāo possam brincar sozinhas, deixe separados e use-os quando estiver por perto. Tenha um local para os livros das crianças, estimule a leitura desde cedo. Se tem mais de um filho separe os brinquedos por tipo e idade, deixe os dos menores embaixo e dos maiores em cima.
5) ORGANIZAÇĀO: Essa deve começar desde cedo, se você não organiza suas coisas, como vai querer que seus filhos organizem também, dê o exemplo. Estimule que coloquem no lugar todos os brinquedos após a brincadeira, e para que a organização não fique chata, faça uma gincana e torne a organização uma brincadeira.
6) ESPAÇO: É importante definir com as crianças onde é o local de brincarem, separe espaços em que elas possam brincar à vontade e decore o espaço para que a brincadeira fique ainda mais divertida e especial. Lembre-se de sempre limpar os brinquedos das crianças e fazer um rodízio com eles. Deixe também separado materiais como: lápis de cor, canetinhas, giz de cera, para que a criatividade possa rolar solta.

E ai gostam das dicas? Então hora de brincar e depois é claro de organizar!

escrito por Kalinka Carvalho
1 Comentário / Compartilhe:
Tags: , ,

1 Comentário em: 6 dicas para tornar a organização de brinquedos uma brincadeira:

Deixe um comentário