11 ago 2015

5 passos para organizar a rotina doméstica

rotina doméstica

As tarefas domésticas nāo sāo as favoritas, mas sāo necessárias e precisam ser feitas. Elas sāo muitas e podem variar dependendo de onde vive, quantas pessoas moram na casa, poder aquisitivo, hábitos, número e idade dos filhos.

Para você que quer ter mais tempo para ficar com sua família e amigos, vou ensinar como se organizar e gerenciar a rotina doméstica. Um estudo feito por professores da Universidade Federal Fluminense concluiu que as mulheres gastam em média 26 horas e 20 minutos semanais para deixar a casa em ordem.

  1. Por onde começar?

Primeiro é necessário fazer uma listagem das tarefas necessárias. Por exemplo, se você possui carpete na casa, deverá programar uma limpeza do carpete. Caso possua jardim precisará reservar um tempo para cuidar das plantas e assim por diante. Ou seja, o primeiro passo é o planejamento.

  1. Monte seu cronograma de atividades:

Já ensinei no meu blog como fazer o fichário do lar. Ele serve para que possa organizar tudo relaciondo a casa. O cronograma de atividades domésticas é um dos documentos importantes, para que possamos organizar a rotina da casa. Ele é a listagem das tarefas com o dia da semana que deve ser realizada, você pode baixar um arquivo de modelo no meu blog.

Caso tenha alguém que fará a limpeza da sua casa, deixe a casa organizada, para que o (a) faxineiro (a) foque na limpeza e nāo na organização. Verifique os produtos de limpeza que estão no estoque e reponha os que estiverem faltando. Converse com a pessoa que limpa e organiza a sua casa:

  • Defina quais as atividades que ele (a) deverá executar (ex: somente limpeza, ou ficará responsável por preparar a comida);
  • Faça lista de tarefas diárias, semanais e mensais;
  • A limpeza pode ser alterada conforme a escala do seu (sua) empregado (a) ou as necessidades especiais da casa;
  • Converse e ensine como prefere que as coisas sejam feitas de maneira educada e sem imposição;
  • Planeje a limpeza por área ou por tipo de limpeza;

Seguem alguns exemplos de atividades: arrumar a cama, lavar roupa, passar roupa, limpar a geladeira, passar aspirador de pó, lavar a louça, retirar o lixo, limpar os vidros, passar lustra móveis, limpar o banheiro, etc. O importante e equilibrar as atividades para que nāo sobrecarregue nem você ou seu funcionário. E tente sempre otimizar, como por exemplo, limpar a geladeira antes de guardar as compras, assim evitará de retirar os alimentos e estragarem quando for limpar, outro exemplo, limpar a pia, após terminar de lavar a louça e assim por diante.

Se nāo tem funcionário, lembre-se de planejar os horários de limpeza para os momentos da semana nos quais você tenha horas livres e energia. Divida as tarefas da casa com os outros membros da casa, como cônjuge e filhos, assim nāo irá ficar sobrecarregado para ninguém, cada uma pode arrumar a própria cama, deixar a roupa suja na lavanderia, lavar o que usou, etc. Se você divide a casa com um amigo, parceiro ou outros familiares, divida as tarefas e responsabilidades para cada um, mas seja realista com a divisão.

Um sistema muito legal de se usar é o FlyLady, ele foi criado pela americana Marla Cilley. Ele consiste em limpar e organizar a casa em etapas e nāo tudo de uma vez só. Os principais pontos que ela aborda sāo:

  1. Criar rotinas, a matinal e a noturna, otimizando assim o seu dia;
  2. Destralhar, ou seja, retirar os objetos espalhados pela casa, seja para jogar fora ou guardar em seu devido lugar. (Obs: Quando a casa está organizada fica mais fácil de limpar);
  3. Separar a casa em zonas, ou seja, a limpeza deve ser feita cada semana em um local da casa;
  4. Reservar 15 minutinhos diários para as tarefas;
  5. Elaborar seu control journal, que é o que chamo de fichário do lar.

O método é muito bom e você pode adpatá-lo ao seu dia a dia. Você irá verificar que em torno de 21 dias isso se tornará uma hábito e ficará cada vez menos trabalhoso e automático. Há pessoas que preferem deixar a faxina para o fim de semana, ou seja, nāo existe uma fórmula perfeita, você deverá encontrar a melhor maneira. Lembrando que a rotina de faxina ajuda a economizar tempo e esforço, garantindo que você não se esqueça de detalhes importantes.

  1. Crie um menu semanal e faça lista de compras:

Use o menu semanal e a lista de compras para ajuda a criar uma rotina de alimentação. Exemplo: segunda é dia de carne assada com batatas, você irá verificar na geladeira e na despensa o que está faltando e colocará na lista para ser comprado. Veja um exemplo:

Segunda-feira: carne (assada ou cozida)

Terça-feira: frango (frito ou grelhado)

Quarta-feira: massa (macarrão ou lasanha)

Quinta-feira: ovos (fritos ou omelete)

Sexta-feira: Peixe (assado ou frito)

Sábado: comer fora

Domingo: massa (lasanha ou macarrão)

Assim ninguém ficará enjoado e terá variedades de nutrientes. Sabemos que os alimentos congelados sāo mais rápidos, mas nāo sāo desculpa para que você nāo tenha um cardápio nutritivo. É importante lembrar que você precisa cuidar da saúde. De vez em quando tudo bem, mas toda vez, nem pensar.

  1. Música:

Ligue o rádio, coloque um cd para tocar ou veja as playlists abaixo. Com música fica muito mais divertido de limpar e organizar a casa. Monte um playlist bem divertida para animar e te dar energia.

Playlist 1

Playlist 2

Playlist 3 

Playlist 4 

Playlist 5 

  1. Cuide de você:

Nāo é só a casa que precisa de organização e limpeza você também, reserve um tempo para cuidar de você: fazer as unhas, depilação, hidratação dos cabelo, etc. No meu blog tem um post ensinando como fazer um spa em casa e como cuidar da sua rotina de beleza.

 

E ai gostou das dicas? Comente e compartilhe conosco a sua rotina doméstica.

 

 

Assitaura post Kalinka

escrito por Kalinka Carvalho
10 Comentários / Compartilhe:
Tags: , , , ,

10 Comentários em: 5 passos para organizar a rotina doméstica

  1. Jane EM 15/07/2017
    às 00:48
    Responder

    São ótimas suas dicas. Estou tentando organizar a casa , mas não estou conseguindo, tenho duas meninas uma de 6 anos e uma de 1ano e meio que consomem meu tempo, só dá tempo fazer a comida e ainda é atrasada . Abraço vou continuar tentando!

  2. Patricia EM 30/05/2017
    às 17:37
    Responder

    Dicas muito útil.

  3. Danielle Atendente EM 29/04/2017
    às 18:18
    Responder

    Excelente, a organização e fundamental para ajudar na limpeza, adorei as dicas, práticas e inteligentes!

  4. clery EM 17/02/2017
    às 16:19
    Responder

    PARABÉNS GOSTEI MUITO DAS DICAS E VOU TENTAR COLOCA LAS EM PRATICA BJS

    • Fernanda EM 2/06/2017
      às 13:17
      Responder

      Que bom! Depois conta se conseguiu!

  5. Adriana Matheus EM 16/01/2017
    às 15:46
    Responder

    Gostei muito das dicas,apartir de hoje vou colocar em pratica e comecar a seguir o seu blog

    • Fernanda EM 30/01/2017
      às 14:28
      Responder

      Que bom! Seja bem vinda!

  6. Delcy mendes EM 22/11/2016
    às 16:26
    Responder

    Gostei muito das suas dicas vou por em pratica.Se for possível queria receber mais postagens suas no meus email muito obrigada .

    • Fernanda EM 30/01/2017
      às 14:32
      Responder

      Da um pulinho no site da Kalinka e se inscreve na newsletter dela!

  7. Niara Berenice Quintana EM 17/08/2016
    às 04:44
    Responder

    Gostei! Após tanta indisciplina, vou tentar me adaptar; Obrigada!

Deixe um comentário