10 nov 2015

5 dicas para organizar os trabalhos escolares

desenhos infantisSabe aquele rabisco que seu filho trouxe da escola com todo carinho e disse que fez para você? O desenho pode não estar claro, você nem consegue identificar o que realmente é, ou só você mesmo consegue entender o ele desenhou.

Quando os pequenos começam a frequentar a escola, se inicia também uma grande quantidade de papéis, maquetes, cartazes com os trabalhos escolares. Eles com certeza tem um valor inigualável, que só uma mãe pode descrever. Hoje resolvi dar algumas dicas para te ajudar a organizar os trabalhos.

Minha opinião particular é que se os trabalhos nāo forem para serem mostrados aos familiares e amigos não vale a pena guardar. A primeira tarefa é sempre fazer uma triagem dos favoritos, pergunte ao seu filho qual o que ele mais gosta, qual ele quer mostrar para vovó ou o vovô? Uma sugestão é guardar aqueles feitos em datas comemorativas como Páscoa, Natal, Dia das Mães, dos Pais, etc. Depois disso segue algumas dicas do que fazer:

1) Tenha um arquivo: escolha uma pasta ou fichário e armazene os desenhos, sempre colocando a data, assim quando chegar uma pessoa em casa você pode mostrar os lindos desenhos do seu filho. Lembre-se de identificar para ficar mais fácil de encontrar.

2) Exiba: você pode também colocar em porta-retratos, enquadrar ou fazer um varal e colocar no quarto do seu filho para decorar, isso vai mostrar a ele como você admirou o trabalho que ele fez e incentivar a criatividade.

3) Digitalize ou fotografe: nem sempre conseguimos guardar tudo, o espaço é pequeno, então outra alternativa é digitalizar ou fotografar o trabalho e ter uma pasta no computador com os trabalhos.

Obs.: lembre-se sempre de fazer backup para nāo perder essas lembranças e organize sempre por ano_mes_dia_descricao.
(Ex: 2015_10_31_halloween)

a) Use letras minúsculas
b) Use “_” (underline) ou “-“ (hífen) para separar as palavras

4) Monte um blog ou um portfolio virtual: que tal montar um blog onde as pessoas possam entrar e ver os trabalhos ou mesmo um portfolio com os melhores trabalhos do ano.

5) Livro de recordações: que tal fazer um livro de artes com os melhores trabalhos fotografados ou digitalizados. Faça uma impressão do livro de artes do ano, ocupará menos espaço e ficará tudo organizado.

Conforme seu filho for crescendo poderá ir mostrando a ele as obras de artes e naturalmente juntos vocês saberão ou que guardar ou descartar.

Gostou das dicas? Então é hora de começar a criar o sistema de organização dos trabalhos escolares e quem sabe seu filho não será um futuro artista.

Assitaura post Kalinka

escrito por Kalinka Carvalho
1 Comentário / Compartilhe:
Tags: , ,

1 Comentário em: 5 dicas para organizar os trabalhos escolares

Deixe um comentário