10 mar 2016

Um patinho feio. Como assim?

Boy face closeup with a lost tooth

Boy face closeup with a lost tooth

Por volta dos 6 anos os dentes -de-leite cedem espaço para os dentes permanentes. Com isso, inicia-se a “fase do patinho feio”. É o período em que há dentes grandes, pequenos, brancos branquíssimos, branco amarelados, espaços vazios… Uma bagunça só… Mas é só uma fase!

Que pode iniciar aos 4 anos, ou estar aos 8 sem sequer ter recebido a visita da fada do dente. Na grande maioria das vezes, não há o porquê se preocupar com essas variações, pois cada criança é uma! No entanto, o Odontopediatra que acompanha seu filho fará os exames que podem diagnosticar se há ou não algo errado

Há situações que os dentinhos não ficam “mole” e o permanente erupciona. Nesse caso, o profissional poderá recomendar fazer a exodontia do dente de leite.

Em outros casos, os dentinhos ficam beeeemm “molinhos”. É quando os dramas familiares se iniciam. Não deixam ver, não deixam escovar, não querem comer. O que fazer?

Bem, você pode aproveitar que é uma idade que ainda acreditam em personagens e fazer aquelas cenas: “-Nossa a teia do homem aranha está no seu dente”, e com isso aproveitar para escovar ou até mesmo “dar aquele puxãozinho”.
Mas, muitos pais preferem que o profissional façam isso. Eu confesso, acho demais a surpresa da hora, momento, situação em que o dente cairá. Ainda mais se for o primeiro… É sempre inesquecível é surpreendente! Não gosto de “tirar” esse momento da família… Mas, se a situação estiver extrema ao ponto de conflitos familiares serem diários… Então a tia Thelma se veste de fada do dente… E, bye bye dentinho!

A chegada dos novos dentes requerem cuidados e atenção redobrados, são dentes geralmente maiores, o que pode indicar a necessidade de um aparelho ortodôntico (geralmente móvel) para evitar má oclusões…
Mas, o principal é ter calma…. Que essa fase passa e o sorriso voltará a ser lindo!!!

Thelma Parada assinatura blog

escrito por Thelma Parada
0 Comentários / Compartilhe:
Tags: , ,
Deixe um comentário