10 abr 2015

13 dicas para organizar seu chá de bebê

Pinterest

Pinterest

O que é?

Esse evento é realizado antes da chegada do bebê. Os pais, familiares e amigos se reúnem para festejar e presenteiam com roupinhas e acessórios, ajudando assim os futuros papais.

 

Quando fazer?

Ele deve ser feito entre o sétimo e oitavo mês de gravidez e em caso de gêmeos no sexto mês.

 

Quem organiza?

Não são os pais que organizam o chá de bebê, geralmente é uma amiga, parente ou colega de trabalho. Cabe aos pais ajudarem com a lista de presentes e a de convidados. Atualmente as pessoas tem feito dois chás diferentes um na empresa que trabalha e o outro para os familiares e amigos mais próximos.

 

Quais os tipos?

No passado o evento era somente para as mulheres, mas assim como outros diversos eventos, ele se adaptou aos dias atuais. Foram criadas diversas variações do tradicional chá de bebê.

Quando a mãe já possui outros filhos e não precisa de tantas coisas para o novo bebê, pode-se organizar um chá de fraldas aquele onde os presentes são somente fraldas. O chá da mamãe é aquele onde o foco é a mãe, os presentes não são para o bebê e sim para ela.

Deu-se o nome de chá-bar do bebê, quando há convidados homens e mulheres. Se organizar o evento de manhãzinha pode realizar um brunch e se for no finalzinho da tarde, pode ser um café da tarde. Foi criado também o chá de congelados, os presentes são comidas congeladas para que os pais consumam na primeira semana, após a chegada do bebê. O chá do varal do bebê, e quando o enxoval estará decorando a festa. O chá cultural recebe esse nome quando o presente são livros, filmes ou dvd’s para a futura biblioteca da criança.

 

Como escolher o local e o horário?

Após a lista de convidados ser feita é hora de escolher o melhor local e horário. Preste atenção ao número de convidados e escolha um local que consiga acomodar a todos com conforto. Decida o horário, o chá dura de 2 a 4 horas do máximo, pois mais que isso pode ser cansativo para a futura mamãe.

 

Deve-se fazer lista de presentes?

É importante que se faça a lista do chá de bebê para que a mãe possa escolher o que está precisando ou gostaria de ganhar, assim não tem erro e não se corre o risco de ganhar muitos presentes iguais.

 

O que escrever no convite?

As informações como data, local e horário são essenciais. Escreva também sugestão do que a pessoa pode dar de presente. Avise as pessoas com no mínimo duas semanas de antecedência, menos do que isso é falta de educação, pois provavelmente a pessoa já terá outro compromisso.  Antigamente os convites eram no papel, mais já há opções online para serem feitas, veja o que é mais conveniente para os seus convidados. Por exemplo, a vovó não sabe mexer no computador, então receber um convite impresso é uma opção, já aquela amiga que mora em outra cidade mande por e-mail, pois pelo correio pode demorar demais.

 

O que dar de presente?

Geralmente no convite do chá de bebê já vem escrito o que deve ser dado. O importante é prestar atenção a escolha da marca. Verifique a qualidade do produto: se é antialérgico, se possui o selo de qualidade e se é compatível com a idade da criança.

Sugestões de presentes: roupas, sapatos, panos de boca, livros infantis, bichinhos de pelúcia, brinquedos educativos, etc. Quando não souber o que dar de presente fraldas são sempre bem-vindas. Nada impede de você dar outra coisa que achar interessante. Atualmente as pessoas fazem a lista em lojas especificas, assim como para os presentes de casamento, assim não tem erro, mas não é obrigatório. Prefira lojas que permita a troca de presentes caso necessário.

 

Como fazer a decoração?

Se  souber o sexo do bebê pode optar por uma decoração de menino ou menina. Pode ser feito também uma decoração unissex. O chá de bebê pode ter tema ou apenas usar decorações que representem o bebê. A decoração deve ser clean, geralmente usamos cores pastéis como: rosa, azul, verde, amarelo, mas  a cada dia as pessoas tem inovado e escolhido decorações diferentes. É tradicional fazer um bolo de fraldas ou carrinho de fraldas. E usar papéis com o nome da criança em formato de varal. O livro de visitas também é uma opção, as pessoas deixam recadinhos para o futuro bebê e seus pais. Use a criatividade e divirta-se!

 

O que servir para beber e comer?

Prefira dispor as comidas no formato buffet self-service, onde fica tudo sobre a mesa e as próprias pessoas se servem. Pode optar também pelo serviço de garçons para servir as pessoas. Escolha comidas práticas como mini-salgadinhos, mini-sanduiches, canapês, torradas e patês. Para beber: água, sucos e refrigerantes, as pessoas não costumam servir bebida alcoólica, mas claro que fica a seu critério caso queira servir. Você pode servir também um chá para fazer jus a nome do evento. De sobremesa um bolo e alguns docinhos, tradicionais são os brigadeiros e cupcakes. Se for organizar sozinha tente ser mais prática possível, se escolher por um serviço de buffet profissional pode ousar um pouquinho.

 

Devo fazer brincadeiras?

Claro que é uma escolha, mais é divertido programar algumas brincadeiras para serem feitas durante o evento. Vamos falar sobre algumas delas:

  1. A futura mamãe tem que adivinhar os presentes, apenas tocando nas embalagens. Se errar tem que pagar uma prenda. Exemplo: maquiagem no rosto, vestir algo brega, etc.
  2. Os convidados devem tentar acertar o tamanho da barriga da mamãe, para essa brincadeira providencie uma fita métrica e barbante. As pessoas cortam pedaços de barbante do tamanho que acreditam ser o raio da barriga da mãe depois testam a pessoa que chegar mais próximo ganha.
  3. Os convidados podem enviar para quem está organizando o evento fotos de quando eram pequenos, a futura mamãe deve olhar e acertar quem é o bebê.
  4. Os convidados devem tentar acertar quando balas tem dentro da mamadeira gigante, quem chegar mais próximo ganha.
  5. O baby bingo é uma nova moda no chá de bebê. Existem duas formas de fazê-lo, o primeiro onde você escreva em uma cartela o que acha que a mamãe ira ganhar e conforme for abrindo vai marcado linha, coluna, ou cruzado. Ou pode predefinir escrevendo em papéis o que será cantando e fazer cartelas com diferentes coisas. Exemplo: mamadeira, avó, papai, chupeta, sapatinho, etc.
  6. Pode fazer a futura mamãe trocar a fralda de uma boneca.
  7. Outras brincadeiras também são bem-vindas, providencie música, ou um karaokê para divertir o pessoal.

 

Devo dar lembrancinha?

A lembrancinha é um dos momentos mais fofos. As pessoas levam para casa uma recordação do que foi o evento, é uma forma de agradecimento pela presença. Geralmente é algo temático que tem haver com a festa e a decoração com doces como: pirulitos, balas, bombons, lápis coloridos, etc.  Faça uma tag com no nome da bebê. Exemplo: Chá de bebê da Sophia e escreva a data do evento. Capriche na escolha.

 

Fotografar? Filmar?

Sempre, essa será uma lembrança para o seu filho (a). Vai se divertido no futuro mostrar a ele ou ela como foi. Se possível contrate alguém, assim todos os familiares e convidados podem aproveitar melhor a festa. Mas se alguém ficará responsável pela fotos, monte um roteiro do que quer que seja fotografado como decoração, familiares, brincadeiras, etc.

 

Lembre-se sempre, o importante é se divertir!

Assitaura post Kalinka

escrito por Kalinka Carvalho
Bloqueado / Compartilhe:
Tags: , , ,

Comentário Fechado.