16 jul 2015

11 dicas para organizar a festa de 1 ano do seu filho

 

Fonte: indulgy.com

Fonte: indulgy.com

Essa data é mais importante para os pais do que para a própria criança, afinal ela ainda é muito pequena e não irá aproveitar muito. Mas é o primeiro aniversário, é um momento especial e não pode passar em branco. Tente se programar o quanto antes para não ficar tudo em cima da hora.

  1. Tema:

A primeira coisa a ser escolhida é o tema da festa, para escolher você pode observar qual desenho seu filho gosta, ou algum brinquedo ou bichinho que ele goste bastante. Você pode também escolher um tema que lhe agrade e reflita a personalidade dele.

tema meninas temas meninos temas unissex

  1. Lista de Convidados:

Geralmente convidamos toda a família, e consequentemente as crianças da família que serão de todas as idades. Teremos adultos e crianças na festa.

Convidar que não tem filho? Somente se existir intimidade entre os pais e o convidado. Geralmente costuma ser madrinha ou padrinho da crianças ou os amigos próximos. Eu por exemplo não tenho filhos mas adoro uma festa de criança, me divirto bastante. Não exagere na lista de convidados.

  1. Local, horário e dia:

Algum preferem fazer em buffet e outros em casa mesmo. Escolha o que mais lhe agrade em estilo e financeiramente. O melhor horário para a festa de primeiro aniversário e das 4 horas da tarde até as 7 horas da noite. O melhor dia seria sábado ou domingo, pois durante a semana as pessoas trabalham. Mais do que 4 horas de festa é muito cansativo.

  1. Convite:

Sempre envie o convite impresso pois é de bom grado, mas você também pode enviar o convite eletrônico. Sempre contendo informações como local, horário e endereço completo. Envie sempre com no mínimo 30 dias de antecedência para que os convidados possam se organizar.

  1. O que servir?

Precisa pensar se vai contratar um buffet com garçons, montar barraquinhas ou fazer ao estilo self-service. As crianças adoram cachorro-quente, pizza, sanduiches, salgadinhos assados, pão de queijo, coxinha, mini hambúrgueres e pipoca. Nos doces: brigadeiro e beijinhos não podem faltar, atualmente está na moda também os cupcakes e os cakepops. Você pode oferecer algo mais nutrivo como sala de frutas ou frutas do palito. Refrigerante, água, sucos ou achocolato para beber e fica ao seu critério se irá servir bebida alcoólica para os adultos. O bolo é uma atração a parte, deve seguir o tema escolhido e ser o centro das atenções. As embalagens dos doces, copos, guardanapos, pratinhos podem seguir o tema da festa ou ter cores que tenham haver com o tema. Não se esqueça da vela!

Você deve decidir se irá preparar os comes e bebes ou se contratará fornecedores. O importante é usar a criatividade. Calcule em média 15 unidades de salgados, seis unidades de doces, 150 g de bolo, 500 ml de água, 800 ml de suco ou refrigerante e 3 latinhas de cerveja por pessoa. Considere apenas os convidados a partir de seis anos.

  1. Presente:

Crianças de 1 ano ainda não entendem muito o que está acontecendo então pode dar um presente que agrade a criança como um brinquedo que tenha muitas cores, encaixes e sons ou um que agrade aos pais como roupas e calçados. Você também pode contribuir com um livro ou objetos para o banho. Sempre coloque o nome ou anexe um cartão ao presente, pois provavelmente ele só será aberto depois da festa.

  1. Lembrancinha para os convidados:

Não é obrigatório, mas educado dar a lembrança ao final da festa.

Sugestões: balas, pirulitos, bombons, lápis de cor, massinha, livrinho de colorir, chocalhos, brinquedos que piscam, docinhos em embalagens especiais como marmitinhas e caixinhas, confetes em tubos, biscoitos em caixinha, bis com embalagens personalizadas, kit com bloco de anotações e giz de cera, lápis personalizado, chaveiro com pelúcia, porta retrato em EVA, foto com os convidados e porta recados com um recadinho.

Caso opte pelas lembrancinhas no estilo “faça você mesma”, comece a produzi-las para que elas fiquem prontas com bastante antecedência e não haja estresse.

  1. Locação de móveis e outros: é comum que se alugue alguns móveis, como a mesa do bolo ou doces, mesas e cadeiras para que os convidados possam se sentar. Tudo vai depender da verba que tem disponível e se irá precisar. Você também pode providenciar um painel atrás da mesa de bolo, ficará lindo nas fotos, pode ser de balão ou com o tema da festa. E se fizer a festa em um buffet eles já possuem toda essa estrutura.
  1. Assessoria ou suporte: se acha que organizar a festa dará muito trabalho contrate alguém para ajudar pode ser durante os preparativos ou só no dia mesmo, assim pode aproveitar melhor a festa sem se preocupar. Essa pessoa pode também receber os convidados e direcionar onde devem colocar os presentes, verificar se está tudo dando certo e resolver imprevistos. Coordenar os preparativos de uma festa sozinha pode custar menos, no entanto, exige muita disponibilidade e dedicação.
  1. Brincadeiras e atividades:

É importante levar em consideração a idade das crianças para oferecer um tipo de recreação adequada. O seu filho ainda é pequenininho e não irá interagir muito, talvez ele até queira dormir durante a festa, então veja a faixa etária das crianças e mescle atividades recreativas ou brinquedos para distraí-las. Caso a maioria seja bebê reserve um espaço para brincarem e descansarem, uma sugestão é colocar um tapete (de preferência aqueles de EVA) com brinquedos. Já para as crianças de outras idades, os brinquedos mais usuais para alugar são: piscina de bolinhas, pula-pula ou cama elástica, mas tudo vai depender do espaço que tem disponível. OK?

  1. Dicas:
  • Coloque uma roupa confortável em seu filho;
  • Fique atento ao seu filho, caso precise recolhê-lo da festa;
  • Se necessário antecipe o parabéns para que ele possa dormir;
  • Se possível providencie um local para servir de trocador próximo ao local da festa;
  • Tenha um espaço onde as crianças possam mamar e dormir;
  • Relaxe e leve a festa do ritmo do bebê;
  • Contrate ou denomine alguém que irá tirar as fotos e filmar a festa;
  • Evite também ficar passando a criança de braço em braço para tirar foto, com certeza ela irá chorar;
  • Solicite ao fotógrafo que tire fotos dos grupos nas mesas, para assim colocar no álbum;
  • É normal que faltando poucos dias para chegada da festa, seu pequeno tenha febre, diarreia ou outros sintomas leves. A criança, normalmente, sente toda agitação da casa (consulte o pediatra caso necessário);
  • Calculadora de Festa Infantis

Espero que tenham gostado das dicas e boa festa!

 

 

Assitaura post Kalinka

escrito por Fernanda
43 Comentários / Compartilhe:
Tags: , ,

43 Comentários em: 11 dicas para organizar a festa de 1 ano do seu filho

  1. Anderson EM 20/08/2017
    às 09:50
    Responder

    Sou “o intruso” aqui . Sou tio muito babão, irmão mais velho então acho que dá pra imaginar.
    Meu irmão e a esposa decidiram fazer o aniversário de um ano da minha sobrinha, alugaram o salão mas não tinham muita ideia de que fazer , sem muito dinheiro começamos a organizar alguns meses antes (o FGTS foi decisivo pra minha colaboração rs), eu dirigi os pais a comprarem sempre produtos genérico, ao invés de comprar pratinho, copinho e afins com estampa de personagem falei pra comprarem colorido com as cores do tema da festa. A decoração vem com o aluguel do espaço, fiz lembrancinhas para adultos e crianças , para adultos um ímã de geladeira com calendário que será entregue em um saquinho com um docinho e um pacotinho de bala , para as crianças umas caixinhas com pipoca (pacotinho pequeno de pipoca doce), pirulito e esses brinquedinhos tradicionais como apito, língua de sogra… A festa vai acontecer hoje às 5.

    • Fernanda EM 17/11/2017
      às 21:20
      Responder

      Opa!!! Que legal! Espero qu tenha sido um sucesso!

  2. Ingrid EM 17/08/2017
    às 15:32
    Responder

    Amei as dicas ,nem sabia comi começar essa festa

    • Fernanda EM 17/11/2017
      às 21:22
      Responder

      🙂

  3. Katia EM 27/05/2017
    às 17:06
    Responder

    Amei suas dicas já estava preocupada como iria fazer a festa do meu príncipe e suas dicas ne ajudaram bastante????

  4. Larissa EM 17/05/2017
    às 16:37
    Responder

    A minha filha vai fazer 5 meses.Você acha que é cedo pra que eu comece a programar? Eu e meu esposo vamos fazer tudo!!!Convites,lembrancinhas,os personalizados,os doces,salgados e talvez o bolo.Se eu ja começasse a ver pelo menos os preços dos materiais…. Qual sua opinião com sua experiência? Obrigado e eu amei as dicas.bjos

    • Amanda EM 23/08/2017
      às 08:07
      Responder

      Meu filho tem 5 meses e eu já estou começando comprar as coisas

  5. Beatriz NASCIMENTO EM 13/04/2017
    às 15:30
    Responder

    Amei suas dicas

    • Fernanda EM 2/06/2017
      às 13:12
      Responder

      Ficamos felizes com o feedback! Obrigada

    • Luiza EM 20/06/2017
      às 19:24
      Responder

      Sim,eu acho melhor já começar a programar a festinha.As festas de um ano são muito corridas.

  6. Romenilda EM 17/03/2017
    às 10:41
    Responder

    ##Adorei.

    • Fernanda EM 2/06/2017
      às 13:13
      Responder

      🙂

  7. Bruna Carmo EM 22/02/2017
    às 14:23
    Responder

    Muito obg eu n sabia por onde começa suas dicas ajudou mt.

    • Fernanda EM 2/06/2017
      às 13:15
      Responder

      Maravilha! Ficamos felizes!

  8. Andreia EM 31/01/2017
    às 00:20
    Responder

    Gostei muito das dicas, vão me ajudar bastante na organização da festa da minha princesinha

    • Fernanda EM 2/06/2017
      às 13:18
      Responder

      Que bom! Ficamos felizes.

  9. Quitéria EM 25/01/2017
    às 13:23
    Responder

    amei suas dicas estou planejando a festa da minha filha de um ano e suas dicas mim ajudaram bastante.obrigada.bjss

  10. milena EM 20/01/2017
    às 21:50
    Responder

    adorei as dicas….! <3 vão me ajudar bastante!

  11. RITA PELENTIR EM 15/01/2017
    às 20:27
    Responder

    Gostei tanto das idéias que já comecei minha programação. Parabéns e obrigada!

    • Fernanda EM 30/01/2017
      às 14:28
      Responder

      🙂

  12. Shirlene ramos EM 8/01/2017
    às 17:39
    Responder

    Eu amei TDs as dicas vou com essa a planeja a festa de 1 ano do meu filho obrigada bjs.

    • Fernanda EM 30/01/2017
      às 14:29
      Responder

      Que bom! 🙂

  13. Eduarda EM 21/10/2016
    às 13:07
    Responder

    Achei muito explicativo a s suas dicas. Tudo perfeito,nos mínimos detalhes. Adorei e vou fazer tudo!!
    #PabloHenrique

  14. kauana EM 13/09/2016
    às 12:05
    Responder

    amei, dicas que realmente precisava.

  15. Carla Andreia Ferreira Santos EM 24/06/2016
    às 15:56
    Responder

    Eu goste das dicas muito boa. obrigada

    • Fernanda EM 18/07/2016
      às 21:39
      Responder

      Que bom, Carla! Fico feliz de ter ajudado!

  16. Mirian EM 22/06/2016
    às 23:12
    Responder

    Eu gostei muito das dicas vou fazer

    • Fernanda EM 18/07/2016
      às 21:40
      Responder

      QUe bom Mirlan! Que bom que ajudamos você!

  17. Patricia Macedo EM 12/06/2016
    às 16:08
    Responder

    Amei as dicas… Parabéns!!!
    Obrigada, xero!

    • Fernanda EM 16/06/2016
      às 22:44
      Responder

      Que ótimo! Obrigada pela visita!

  18. kamilla EM 7/06/2016
    às 12:24
    Responder

    ameiii todas as dicasfui mae com 15 anos e estou ansiosa para que chegue a festa do meu filho arthur miguel

  19. Jéssica EM 3/06/2016
    às 00:08
    Responder

    Ótimas dicas, mãe de primeira viagem e já achei tudo que precisava em um só lugar!! Muito Obrigada!!

  20. Jeciley DiGenero EM 17/05/2016
    às 07:18
    Responder

    Gostei muito das suas dicas.Obrigado

    • Fernanda EM 23/05/2016
      às 16:39
      Responder

      Que bom! Passe sempre por aqui para ver as novidades! 🙂

  21. jo EM 28/03/2016
    às 21:40
    Responder

    adorei mim ajudou muito a festa do meu neto será um sucesso

  22. Deise batista EM 26/02/2016
    às 10:54
    Responder

    Eu adorei as dicas .obrigada

    • Fernanda EM 26/01/2017
      às 20:25
      Responder

      🙂

  23. Pollyanna EM 24/11/2015
    às 03:08
    Responder

    Ótimas

    • Fernanda EM 26/01/2017
      às 20:25
      Responder

      🙂

Deixe um comentário