12 abr 2017

alimentação da nutriz

Após o nascimento, a mãe que amamenta é chamada de nutriz. Nesta condição é preciso ter alguns cuidados para promover o bem-estar geral da mãe e garantir uma boa recuperação no pós-parto.

Os benefícios da amamentação, tanto para o bebê quanto para a mãe já estão cientificamente comprovados. Devido a sua adequada composição nutricional, o leite materno é o alimento mais perfeito e indicado para o crescimento e desenvolvimento do bebê.

Sabe-se hoje que o aleitamento materno diminui o índice de mortalidade infantil.  Além disso traz alguns benefícios para a mãe.  Entre eles o retorno ao peso pré-gestacional mais precocemente e o menor sangramento uterino pós-parto devido à involução uterina mais rápida provocada pela maior liberação de ocitocina, que é estimulada pela sucção do bebê.  Com isso, previne-se anemias na mãe e garantindo o aporte de ferro para o bebê através do leite materno. Alguns estudos ainda investigam uma possível diminuição de risco de câncer de mama e ovário.

Durante o período de lactação as necessidades enérgicas da mãe aumentam e são necessárias em média 500kcal a mais por dia para cobrir o conteúdo energético do leite secretado e também o gasto de energia para a produção de leite.

As recomendações de proteína, cálcio e outros minerais também são maiores, portanto uma alimentação equilibrada é fundamental para a recuperação da mãe e o sucesso da amamentação.

Com uma alimentação balanceada, a perda do peso adquirido durante a gestação acontece de maneira gradual e saudável, não sendo recomendado nenhum tipo de dieta, tanto para redução de peso, quanto para evitar cólicas no bebê. Visto que as cólicas são a imaturidade do intestino do bebê não é necessário restringir nenhum alimento da rotina alimentar da mãe. Porém, convém não abusar de alimentos processados e observar qualquer ligação de consumo alimentar com reações no bebê.

Aproveite as próximas dicas e continue a cuidar de você após a gestação também!

Dicas para uma boa alimentação da nutriz, no pós-parto e no período de lactação:

– Opte por alimento naturais e evitar industrializados que contém muitos conservantes e outras substância químicas tóxicas indesejadas em qualquer período da vida;

– Usar o bom senso, comer de forma variada e colorida, ter alimentos de fácil acesso sempre por perto, como frutas picadas e armazenadas em potinhos e oleaginosas para lanches. Preparar e congelar pequenas porções de alimentos, para então ir tirando e esquentando quando necessário.  Se necessário, peça ajuda para alguém para preparar os alimentos, molhos, vegetais, arroz, feijão, risotos, sopas, tudo pode ser congelado;

– Não faça nenhuma dieta restritiva para emagrecer durante o período de amamentação exclusiva;

– Beba bastante liquido, preferência por água pura ou suco natural sem açúcar, a recomendação fica em torno de 3 a 4 litros de água por dia;

– Escute o seu corpo e aprenda a regular seus mecanismos de fome e saciedade, ou seja, coma quando tiver fome. Não ”esqueça” de comer, assim não ficará fraca e estará mais disposta ao longo do dia;

– Aumente a ingestão alimentos ricos em fibras, prefira os carboidratos integrais e frutas com casca, além de consumir folhosos verdes diariamente;

– Consuma vegetais verdes escuros, carnes e leguminosas diariamente, garantindo o aporte de ferro, cálcio e proteínas;

– Consuma alimentos ricos em ômega-3, azeite de oliva extra virgem, peixes como sardinha e salmão, linhaça. Esses alimentos têm potencial antidepressivo.

– Consuma frutas ricas em Vitamina C, como limão, laranja, tangerina, acerola, morangos, kiwi

– Evite o consumo exagerado de café, chá mate, chá preto e refrigerantes. Bebidas alcoólicas são desaconselhadas durante o período de aleitamento materno;

– Faça o retorno a atividade física conforme orientação do médico e acompanhamento de educador físico. A atividade física regular trará tanto benefícios físicos como psíquicos.

 

escrito por Lilia Grazziotin
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09 mar 2017

 

Enfim consegui parar para assistir Dory em casa com a Gigi.  Foi uma delícia.  Ela já amava Nemo e agora não para mais de falar da Dory… rsrsrs

Aproveitei para conversar com a Gigi usando as perguntinhas (adaptando-as à idade dela) sugeridas pelo site Common Sense Media que reproduzo aqui para que você também possa puxar um papinho com seus filhos.

Perguntas sobre Dory:

  • O que o filme diz sobre família e amizade?
  • O que Dory aprende sobre o que é uma família?
  • Quem você considera parte da sua família?
  • Mesmo se você soubesse que as coisas iriam terminar bem, quais sequências eram tristes ou assustadoras?  O que Dory e Nemo fazem que é corajoso, altruísta e cuidadoso?
  • Como suas ações demonstram trabalho em equipe e perseverança?
  • Por que essas características são importantes pra gente?
  • Fale sobre a deficiência de Dory e como isso a afeta.
  • A deficiência a impede de experimentar amor, amizade ou felicidade?
  • O que a experiência de Dory e Nemo nos ensina sobre deficiências?
  • Como você sabe quais são suas habilidades e o que você faz para aproveitar ao máximo?
  • O que significa amar alguém incondicionalmente?
  • Como os personagens do filme deixam claro que eles se amam assim?
escrito por Mãe Coruja
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